quinta-feira, 14 de junho de 2012

T E D




Continuem famintos e ingênuos”
Steve Jobs

Uma revolução na forma de difundir conhecimento, palestras de 18 minutos sobre qualquer assunto preparado por especialistas e transmitido para milhões de pessoas em todo mundo, através de eventos globais.

Os grandes vultos da história provaram que não é necessário muito tempo para mudar uma geração com as palavras certas e uma boa causa, Cris Anderson, 55 anos, paquistanês, responsável pela marca percebeu sua importância para o mundo quando comprou do arquiteto Richard Saul Wurman uma parte do TED, ainda deficitária, mais muito prestigiada.

Nascido nos EUA em 1984, teve seu avanço a partir de 2006 com os recursos da Internet, onde o material foi divulgado (www.ted.com), o TED que significa o ambiente onde se discute tecnologia, entretenimento e design, atrai os maiores gênios da atualidade, como: Bill Gates (fundador da Microsoft), James Cameron (diretor de Titanic e Avatar), Bill Clinton (ex-presidente dos EUA), dentre muitos outros, que fizeram dele espaço para exposição de ideias e pontos de vista.

O TED permite que seus vídeos sejam publicados por outros sites e é patrocinado por multinacionais de peso no mercado, o lema é de alguma forma mudar o mundo, atraindo profissionais bem-sucedidos dos mais diversos segmentos.

O TEDx foi lançado como extensão do TED Global, onde qualquer organização pode fazer seus eventos desde que submetido aos padrões da “curadoria da matriz”, como chamam os TEDsters, que proliferam pelo mundo como capelas de uma congregação laica, formada por pessoas que levam adiante o lema “ideias que valem a pena espalhar”.
Comparando com o Wikipédia que reúne uma grande variedade de assuntos, cobertos de modo impreciso por colaboradores dispersos e anônimos, O TED identifica suas fontes permanentes e especializadas.
Comparando com a Encyclopaedia Britannica, que parou recentemente de fazer a sua publicação impressa, sempre teve orgulho de contar com colaboradores ilustres como Albert Esinten, Sigmund Freud, Bertrand Russell e outros, o mesmo acontece com o TED, cujo convite é aceito por gênios da atualidade que expõe suas ideias por 18 minutos para a posteridade.
Bill Gates e Steves Jobs tem em comum o fato de terem abandonado seus estudos, em Harvard e Staford, terem se tornados gênios da tecnologia e depois retornaram às suas universidades para receberem seus diplomas honóris-causa, discursando por alguns minutos aos formandos, a ideia foi passada como uma lição de vida onde a experiência trazida pela vivência é maior que qualquer curso universitário, ideia essa defendida pelo TED.
O TED gerou ideias inovadoras, apresentou em primeira mão tecnologia como a tela digital sensível a múltiplos toques que hoje faz parte do iPhone, teve a participação de ganhadores de prêmios Nobel (letras, ciência, economia e paz), Oscar (cinema), Pulitzer (letras) e Pritzker (arquitetura) e hoje apresenta no seu site um acervo de conhecimento vivo jamais visto junto na história da humanidade, presente também em São Paulo em 2009 no TEDxSãoPaulo e recentemente no Rio de Janeiro no TEDxRio+20 e muitos outros países.
O padrão TED convida seus palestrantes a não falar do óbvio e não permite que façam propaganda política, religiosa, de si próprio e de seus produtos, fazendo com que as ideias fluam para além do previsível e com depoimentos inéditos dos maiores pensadores contemporâneos.
As 10 dicas do TED para falar diante de multidões:
  1. Pense grande. Tente fazer a melhor palestra de sua vida. Revele algo nuca visto. Faça algo que o público lembrará para sempre. Divulgue uma ideia capaz de mudar o mundo.
  2. Mostre seu verdadeiro eu. Compartilhe suas paixões, seus sonhos... E também seus medos. Seja vulnerável. Fale de fracassos tanto quanto de sucessos.
  3. Torne fácil o difícil. Não tente impressionar intelectualmente. Evite abstrações. Explique! Dê exemplo. Conte histórias. Seja específico.
  4. Ligue-se à emoção das pessoas. Faça-os rir! Faça-os chorar!
  5. Não infle seu ego. Não se promova. É o jeito mais garantido de afastar o público.
  6. Não venda no palco! A menos que você tenha recebido especificamente esse pedido, não fale de sua empresa. Nem pense em usar o palco para pedir doações ou promover seus produtos e serviços.
  7. Sinta-se livre para comentar a palestra de outras pessoas, pra elogiar ou criticar. A controvérsia alimenta. O apoio entusiasmado tem poder!
  8. Não leia suas falas. Anotações são boas. Mas, se a escolha estiver entre ler ou divagar, então leia!
  9. Acabe sua palestra na hora. Fugir disso é roubar tempo de seus seguidores. Nós não vamos deixar.
  10. Ensaie sua fala diante de um bom amigo... Para aprimorar a pontualidade, a clareza e o impacto.
O TED é isso: pura inovação filosófica, lógica e tecnológica, para alimentar a fome de conhecimento sem perder a ingenuidade.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário